Bom dia!!!! Bem vindo Março, o Mês da Conscientização da Neuromielite Optica 💚 A Neuromielite Óptica (NMO), também conhecida como Síndrom...

💚 Março - Mês da Conscientização da NMO 💚

2 Comentários



Bom dia!!!! Bem vindo Março, o Mês da Conscientização da Neuromielite Optica 💚


A Neuromielite Óptica (NMO), também conhecida como Síndrome de Devic, é uma doença rara, grave, inflamatória e desmielinizante do sistema nervoso central que acomete principalmente os nervos ópticos e a medula espinhal.


A NMO causa neurite óptica gerando dor nos olhos e perda da visão e Mielite Transversa com sintomas de fraqueza e dormência nos braços e pernas, gerando dificuldade para andar, alteração de sensibilidade, além de disfunção do controle da urina e do intestino e uma fadiga excessiva, podendo ainda evoluir para a paralisia total dos membros e até levar a óbito em razão das sequelas deixadas.


A Neuromielite Óptica ainda é de causa desconhecida e afeta pessoas de qualquer idade, embora seja mais comum em mulheres de meia idade. 


Em muitos casos o portador torna-se incapacitado para suas atividades normais especialmente no trabalho, podendo ainda torná-lo inválido no auge da sua idade produtiva. 


Durante muito tempo a NMO foi considerada uma variável da Esclerose Múltipla, mas hoje sabe-se que são doenças diferentes. Porém, muitos médicos ainda diagnosticam os pacientes de NMO como se tivessem EM.


O grande problema no diagnóstico errado é que as medicações usadas na EM além de não funcionarem para NMO podem piorar o quadro do paciente.


Importante destacar que em razão da falta de médicos especialistas há grande retardo nos diagnósticos. Ainda, devido ao pequeno número de portadores e consequente desconhecimento do governo a respeito da doença, os pacientes

encontram dificuldade na obtenção de medicamentos junto ao SUS.


A NMO é uma doença de ataques recorrentes e caráter progressivo. Não existem formas de prevenção, no entanto, com diagnóstico precoce e tratamento, é possível minimizar o seu avanço e o agravamento. 


E é para tornar essa doença visível e salvar vidas que convido você a compartilhar esta campanha.


Durante o mês de março faremos posts no intuito de informar a sociedade civil, médica e política a respeito da doença.


🙏🏻✨💚  #MeninaCoragem  #CourageGirl  #DaniAmericano #inspirandoVidas  #inspiringLives #gratidão  #thankful #ForçaFocoeFe #vemSerFeliz  #comeBeHappy #cadeirante #cadeiranteSaudavel #wheelchairlife #NMO #neuromieliteoptica #deusnocomando #godincontrol  #vida #superação #defitness #wheelchairgirl #motivation #todospelaCURAnmo #nmoBrasil #juntossomosmaisfortes #marçoverde #marcoverde




Postagens Relacionadas

2 comentários:

  1. Que coisa linda... tenho NMO. Ng entende... as crises, a depressão, todas as coisas... fiquei cega de 1 vista... o meu medo é ter uma nova crise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sinto muito que tenha perdido uma vista. Você faz medicação para conter novos surtos da doença?

      Excluir

Menina Coragem. Tecnologia do Blogger.