Muito além da ausência de doenças, é preciso considerar o bem-estar físico, mental e social. Pode parecer óbvio dizer que uma pessoa...

💖 Saúde não é apenas ausência de doença

0 Comentários

 
 
 
Muito além da ausência de doenças, é preciso considerar o bem-estar físico, mental e social.

Pode parecer óbvio dizer que uma pessoa está saudável quando não está doente. Mas o conceito de saúde é ainda mais amplo.E leva em consideração o que pode provocar o surgimento das doenças.

E foi nesse sentido que a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946 – há quase 100 anos!!! - definiu SAÚDE como um estado de COMPLETO BEM-ESTAR FÍSICO, MENTAL E SOCIAL, e não apenas como a ausência de doença.

Fica clara a necessidade de analisar o corpo, a mente e até mesmo o contexto social no qual estamos inseridos para definir melhor o estado de saúde.

Um conjunto de bons hábitos, quando combinados, contribuem para o menor risco de desenvolvimento de doenças ou o controle daquelas já instaladas, sejam elas físicas ou mentais.

E hoje eu trago aqui para vocês os Pilares para uma Saúde Integral:

Alimentação: Não dá para falar em vida saudável sem mencionar a alimentação, uma vez que hábitos alimentares saudáveis são importantes para a prevenção e também para o manejo de doenças.

Corpo: Uma vida fisicamente ativa promove benefícios tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças A prática regular de atividade física é um dos passos para alcançar tanto o bem-estar físico e quanto o emocional. Isso porque as atividades físicas aumentam a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina e a endorfina.

Relações: Quando pensamos em saúde mental, nada impacta mais nesse aspecto que o convívio social. E aqui, vale aquela máxima: Mente sã, corpo são.

Autoconhecimento: Tão importante quanto o relacionamento com outras pessoas é o relacionamento com nós mesmos. E a nossa saúde mental também está diretamente ligada a satisfação interior. Nesse sentido, o primeiro passo para desenvolver tanto uma boa autoestima quanto o amor próprio é o autoconhecimento. Conhecer as próprias limitações, forças e fraquezas ajuda a lidar e conviver com as sensações adversas que nos afetam.

Sono: o corpo precisa descansar para se recuperar e se manter saudável. A vida moderna tem nos levado a cada vez mais noites mal dormidas.

#ParaTodosVerem a imagem é um cartão de fundo rosa claro. No canto direito vê-se a Daniele sentada numa cadeira de rodas. Ela usa vestido branco, é loura, está sorrindo e sua mão direita está embaixo do queixo. Do lado direito lê-se: Saúde não apenas como a ausência de doença. Organização Mundial da Saúde. Na parte inferior há um retângulo em forma de tarja rosa mais escuro onde lê-se: Daniele Americano Coach de Saúde Integral @meninacoragem. Fim da descrição.

#DaniAmericano #MeninaCoragem #IncentivandoVidas #Coach #CoachDeSaudeIntegral #DoençasAutoimunes #NMOSD #NeuromieliteOptica #IntegrativeHealthCoach #AutoimmuneDisease

 

 



Postagens Relacionadas

Nenhum comentário:

Menina Coragem. Tecnologia do Blogger.